Publicidade

Divulgação Callas Forever (Callas Forever, Itália, França, Espanha, Inglaterra, Romênia, 2002):. Cinema

Callas Forever

(Callas Forever, Itália, França, Espanha, Inglaterra, Romênia, 2002)

Um grupo de rock chega a Paris e é recebido por uma multidão de fãs, repórteres e fotógrafos. A banda está acompanhada pelo seu empresário, um inglês cinquentão, chamado Larry Kelly, que no passado organizou uma série de turnês para Maria Callas. Larry tenta ligar para a famosa cantora de ópera, mas não obtém sucesso. Então ele vai ver Maria, que já há algum tempo está vivendo reclusa, em seu apartamento parisiense - e tenta convencê-la a fazer um especial, intitulado CALLAS FOREVER.

Maria é a sombra do que era antigamente, a elegante e confidente mulher que todos conhecíamos. Ela sofre de insônia e fica acordada todas as noites, ouvindo seus próprios discos, passando seus dias num tipo de exílio voluntário, tirando das drogas a força para seguir vivendo. Logo de cara nega-se a aceitar a proposta de Larry. Sua carreira está acabada.

Mas Larry sabe que tem um certo poder sobre Maria e com a ajuda de Sarah, uma jornalista inglesa e amiga de longa data da cantora de ópera, ele consegue convencê-la a acompanhá-lo a um estúdio de televisão, onde explica que seu projeto consiste numa série de vídeos, nos quais Maria irá recriar suas mais memoráveis performances, porém, com antigas gravações de sua voz.

Fascinada pelas possibilidades oferecidas pela tecnologia, Maria concorda em fazer o primeiro vídeo - Carmem uma ópera que ela jamais havia cantado nos palcos.

A primeira exibição do especial Carmem nos estúdios de tv é um sucesso: todos aplaudem e a parabenizam. Levada pelo entusiasmo da receptividade, Maria concorda em fazer o próximo vídeo da série: La Traviata.

No entanto, durante mais uma noite em claro, Callas é assombrada pela visão de Tosca, ou melhor, dos fantasmas de todas as Toscas que ela encenou durante sua carreira. No dia seguinte, Maria diz a Larry que ela não pode fazer La Traviatta e ao invés disso, decidiu interpretar Tosca. Ela sente que ainda há algo a respeito do personagem que a intriga e só poderá descobrir o que é cantando ao vivo, diante de uma platéia. Larry lhe concede o pedido. Maria surge diante de uma enorme platéia e explica o estranho relacionamento que une Tosca a Scarpia, apontando como a mulher, mesmo com seu ódio por Scarpia, é inconscientemente atraída por seu domínio. Quando Maria começa a cantar, todos imediatamente percebem que sua voz já não é mais como antes, no entanto, seu orgulho e paixão ainda são intensos. Durante sua performance, Maria revive diversos momentos de sua vida com Aristotle Onassis e sua voz ecoa, embargada por um furacão de emoções.

Maria canta e representa, libertando todos os seus sentimentos conflituosos através do personagem. Larry jamais a via visto fazer uma perfomance tão real nos palcos. Ele é hipnotizado pela forte guinada em sua interpretação. Da mesma forma está a platéia: no final da cena tudo é tomado pelo aplauso ensurdecedor.

Através dessa performance Maria alcança um novo nível de consciência: ela percebe que não é mais a cantora que foi um dia e que não pode fingir ter uma voz que já não existe. Ela diz aos patrocinadores do projeto que somente fará o vídeo Tosca se este for gravado ao vivo. Eles recusam e o negócio é desfeito...

Durante um encontro emocional e doloroso com Larry, Maria admite que já não tem mais voz e pede a ele para destruir o vídeo Carmem. Larry fica desapontado, mas promete a ela que ninguém jamais verá os vídeos. Maria fica agradecida e abraça-o antes de voltar ao seu apartamento e à sua vida de solidão. Maria Callas morreu pouco tempo depois, em 16 de Setembro de 1977.

Elenco:
Maria Callas (FANNY ARDANT)
Larry Kelly (JEREMY IRONS)
Sarah Keller (JOAN PLOWRIGHT)

Direção:
FRANCO ZEFFIRELLI

Fonte:
Imagem Filmes

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers