Publicidade

Divulgação A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang / The Downfall: Hitler and the End of the Third Reich, Alemanha, Itália, 2004):. Cinema

A Queda! As Últimas Horas de Hitler

(Der Untergang / The Downfall: Hitler and the End of the Third Reich, Alemanha, Itália, 2004)

No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. As mulheres são conduzidas à sala de espera próxima ao escritório particular de Hitler, todas ansiosas para causar uma boa impressão. A porta do escritório se abre e Adolf Hitler entra. As mulheres se levantam e o Führer as cumprimenta, uma por uma, com um aperto de mão e pergunta de onde elas vêm. Traudl é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante.

BERLIM, 20 DE ABRIL DE 1945: Hitler se refugia num bunker instalado no subsolo da Chancelaria Alemã. Traudl Junge está dormindo em seu quarto, bem abaixo do solo. Ela é acordada pelos tremores causados pelo fogo de artilharia. O inimigo está se aproximando.

O exército russo está fechando o círculo ao redor de Berlim. A capital está reduzida a escombros. A derrota da Alemanha é inevitável. Só um punhado de soldados continua a lutar nas ruas, com a ajuda da milícia (Volkssturm) e de crianças da Juventude de Hitler. Uma dessas crianças, Peter, de 13 anos, orgulhosamente destruiu dois tanques russos. O pai de Peter, visivelmente abalado por ver seu filho manejando um lançador de foguetes, implora ao seu filho que largue a arma e venha para casa. O menino se recusa e o pai diz ao pequeno grupo de milícia que tudo está perdido e que em alguns dias todos eles estarão mortos.

No bunker de Hitler, sua amante, Eva Braun, está preparando a comemoração do 56º aniversário do Führer. É a última vez que os líderes do Regime Nazista se reúnem para uma recepção com champanhe. Entre eles, está o Ministro do Interior, Heinrich Himmler, que implora a Hitler que deixe Berlim e vá a um lugar mais seguro. Hitler se recusa. Ele jamais deixará a cidade. O oficial de ligação de Himmler é Hermann Fegelein, marido da adorada irmã de Eva. Ele insiste para que a sua cunhada convença Hitler a fugir de Berlim. Em questão de dias, os aliados vão chegar à Chancelaria.

Enquanto a cidade queima sobre eles, Hitler e o seu Ministro de Propaganda, Josef Goebbels, continuam a ter esperança de uma vitória final. Hitler ordena que os remanescentes do seu exército regressem a Berlim. Os seus generais não só não se opõem à sua ordem, como fazem de tudo para lhe dar apoio. Hitler diz a Albert Speer, seu Ministro de Armamentos e arquiteto pessoal, que o bombardeamento das cidades fará com que fique muito mais fácil remover os escombros e começar a reconstrução, uma vez que a Alemanha ganhou a guerra. Speer também insiste para que Hitler deixe a capital, para salvar a si próprio, a cidade e o povo da destruição. Hitler responde que ele deve ser vitorioso em Berlim ou enfrentar sua queda. E ordena a Speer que, caso sejam derrotados, destrua tudo por toda a Alemanha e não deixe nada senão "terra queimada" para o inimigo.

A luta porta a porta nas ruas de Berlim torna-se mais violenta. O exército vermelho está ainda mais perto. Os esquadrões da morte móveis das SS executam quem quer que seja suspeito de capitulação. O resto das tropas alemãs retirou-se da capital, levando o que ainda havia de comida e provisões disponíveis. Um médico do exército, Dr. Schenck recusa-se a sair da cidade, ficando para socorrer a população da melhor forma que pode. Ele vai ao que restou de um hospital militar e junto com o Dr. Werner Haase, um dos médicos pessoais de Hitler, dá assistência aos doentes.

Goebbels, dando-se conta de que o fim está próximo, faz com que a sua esposa Magda e os seis filhos deles sejam levados ao bunker. Traudl recepciona as crianças como se elas fossem a prova viva de que não está tudo perdido, de que há motivos para se ter esperança. Ela e Eva Braun saem do úmido e obscuro bunker para dar um passeio ao ar livre, nos jardins da Chancelaria. Como se tudo estivesse normal, elas passeiam entre as esculturas e fumam cigarros. O bombardeamento russo as obriga a abandonar o passeio e descer de novo ao bunker.

Quando Hitler é informado de que Himmler está tentando negociar uma rendição com os americanos, ele ordena a prisão de Himmler. Ele exige, então, ver Fegelein, o oficial de ligação de Himmler. Fegelein não é encontrado no bunker. Hitler ordena que o jovem seja trazido de volta e executado. Eva Braun suplica que ele poupe a vida do seu cunhado, mas é inútil. Fegelein é encontrado, bêbado, na cama de uma prostituta. Ele é arrastado para o pátio e, na última hora, dando-se conta do seu destino, ele fica ereto, abotoa o uniforme e faz a saudação nazista.

Em sua última aparição em público, Hitler sai do bunker e vai ao jardim da Chancelaria. À sua espera, há um grupo desorganizado de garotos, legado do seu outrora poderoso exército. São garotos que deverão receber medalhas pelo seu serviço militar ao Reich. O jovem Peter está entre eles.

No dia 29 de abril, os russos entram no centro de Berlim. Ninguém pode negar que a guerra está perdida. Nem mesmo o soldado-criança, Peter. Ele corre para casa e encontra os seus pais mortos, assassinados pelo esquadrão da morte das SS.

No bunker, os soldados estão bebendo muito e trocando idéias sobre as melhores formas de cometer suicídio. Hitler, sozinho em seu quarto, olhando para um retrato do seu herói, Frederico II, faz planos para os passos finais da queda.

À noite, Hitler dita sua última vontade e testamento para Traudl e então ele se casa com Eva. Goebbels e Boorman são testemunhas. Depois, calmamente, ele discute o suicídio com o seu médico, para se asseguar de que não será capturado vivo. Hitler diz então ao seu assistente pessoal, Otto, para queimar o seu corpo após a sua morte. Albert Speer vem despedir-se do Führer. Antes de sair do bunker, Speer pede à Sra. Goebbels que ela fuja com os seus filhos. Mas ela diz que não quer que eles vivam em um mundo sem o Nacional-Socialismo.

No dia seguinte, Hitler reúne o seu staff para um último adeus. Ele dá uma medalha a Magda Goebbels, por ser a mãe mais corajosa da Alemanha. Ele agradece ao cozinheiro o ótimo almoço e se despede de Traudl e suas colegas. Hitler e sua esposa se retiram para seus aposentos particulares. Um tiro de pistola é ouvido, abafado pelo barulho do fogo de artilharia. Otto e o seu staff cumprem o último desejo de Hitler e queimam os corpos numa vala sobre o bunker.

Goebbels e os generais se recusam a aceitar a rendição, conforme exigido pelos russos. A situação é desesperada. Magda Goebbels dá a cada um de seus filhos um sonífero na hora de dormir. Depois, ela entra no quarto deles e, enquanto eles dormem, calmamente, ela envenena um por um, enquanto o seu marido espera do lado de fora. Depois, no pátio da Chancelaria, Joseph Goebbels atira em sua esposa e depois em si mesmo.

A notícia do suicídio de Hitler circula pelas ruas de Berlim, mas a luta continua. Com um pequeno grupo de outros refugiados do bunker, Traudl Junge consegue chegar a uma fábrica de cerveja, onde alguns oficiais e soldados das SS se reuniram para lutar até a última bala. Traudl entende que a sua única chance de sobreviver é passar pelo Exército Vermelho, andando. Hesitante, ela anda pela multidão de russos vitoriosos. De repente, um garoto agarra a sua mão: é Peter. Os russos deixam "mãe e filho" passarem sem detê-los.

Elenco:
Adolf Hitler (BRUNO GANZ)
Traudl Junge (ALEXANDRA MARIA LARA)
Magda Goebbels (CORINNA HARFOUCH)
Joseph Goebbels (ULRICH MATTHES)
Eva Braun (JULIANE KÖHLER)
Albert Speer (HEINO FERCH)
Prof. Dr. Ernst-Günter Schenck (CHRISTIAN BERKEL)
Prof. Dr. Werner Haase (MATTHIAS HABICH)
Hermann Fegelein (THOMAS KRETSCHMANN)
General Helmuth Weidling (MICHAEL MENDL)
Wilhelm Mohnke (ANDRÉ HENNICKE)
Heinrich Himmler (ULRICH NOETHEN)
Gerda Christian (BIRGIT MINICHMAYR)
General Hans Krebs (ROLF KANIES)
General Wilhelm Burgdorf (JUSTUS VON DOHNANYI)
General Wilhelm Keitel (DIETER MANN)
General Alfred Jodl(CHRISTIAN REDL)
Otto Günsche (GÖTZ OTTO)

Direção:
OLIVER HIRSCHBIEGEL

Fonte:
M. A. Marcondes

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers