Publicidade

Divulgação Syriana - A Indústria do Petróleo (Syriana, EUA, 2005):. Cinema

Syriana - A Indústria do Petróleo

(Syriana, EUA, 2005)

É um suspense político que desvenda as intrigas e a corrupção da indústria petrolífera global. Dos acordos de corretagem clandestina em Washington aos homens que lutam nos campos petrolíferos do Golfo Pérsico, as várias histórias do filme se entrelaçam para esclarecer as conseqüências humanas da busca selvagem por riqueza e poder.

A intriga política se passa no cenário de um país produtor de petróleo do Golfo, onde o jovem carismático e reformista Príncipe busca mudar as relações há muito tempo estabelecidas com os interesses comerciais dos Estados Unidos. Nasir, o provável sucessor ao trono, acaba de conceder os direitos de extração de gás natural - há muito tempo pertencentes à Connex, uma gigante da energia do Texas - a uma oferta maior chinesa. Isso representa um grande prejuízo para a Connex e os interesses comerciais norte-americanos na região. A Killen, uma empresa menor de petróleo do Texas, de propriedade de Jimmy Pope, acaba de ganhar os concorridos direitos de perfuração dos cobiçados campos do Cazaquistão. Isso torna a Killen muito atraente para a Connex, que agora precisa de um novo território para manter sua capacidade de produção. Quando ocorre a fusão das duas empresas, os contratos pendentes atraem a atenção do Departamento de Justiça, e a Sloan Whiting, uma tradicional e poderosa firma de advocacia de Washington, entra em cena para examinar o caso.

Bob Barnes é um agente veterano da CIA que se aproxima do final de uma carreira longa e respeitável. Seu filho Robby está indo para a universidade e Bob tem a possibilidade de passar os últimos dias de serviço atrás de uma confortável mesa de trabalho. Um homem dedicado à agência, ele sempre acreditou verdadeiramente que seu trabalho beneficiava o governo e tornava seu país um lugar mais seguro.

Na última atribuição de Bob, o assassinato de dois comerciantes de armas no Teerã, um míssil Stinger cai nas mãos de um misterioso egípcio de olhos azuis. Em seu retorno a Washington, Bob recebe a promessa de uma promoção depois de uma última missão secreta: assassinar o Príncipe Nasir. Mas quando um dos contatos no campo o entrega e a tentativa de assassinato falha terrivelmente, a CIA usa Bob como bode expiatório, e ele é traído pela organização a que dedicou sua vida. À medida que busca entender o que aconteceu, começa a perceber que mentiram para ele, que foi usado como um peão em um jogo e nunca compartilhou do conhecimento do verdadeiro motivo das missões que cegamente cumpriu durante anos.

Bennett Holiday é um ambicioso advogado de Washington na Sloan Whiting, responsável pela tarefa delicada de orientar a fusão Connex-Killen pelos meandros de Washington D.C. Ele precisa dar ao Departamento de Justiça material suficiente para fundamentar seu caso contra a Killen devido aos seus negócios nebulosos no Cazaquistão, sem pôr em risco a totalidade do acordo. É tendo em vista os interesses da empresa e do país que a fusão ocorre. Isso também serve às ambições do jovem advogado, alimentadas por seu pai, Bennett, com quem ele vive em desacordo.

O Analista de Energia Bryan Woodman é um astro em ascensão na Energy Trading Company. Mora com a mulher Julie e os dois filhos pequenos em Genebra. Quando comparece a uma festa oferecida pela família do Príncipe Nasir, um acidente trágico resulta na morte de uma das crianças. Nasir tenta compensar o que aconteceu, oferecendo a Bryan uma oportunidade de negócios para ajudar o jovem líder a concretizar suas idéias reformistas - uma oportunidade que Bryan agarra, para consternação de sua sofrida esposa.

Dean Whiting, chefe de Bennett e diretor da Sloan Whiting, é um dos homens mais poderosos de Washington e está tentando desfazer o acordo de Nasir com os chineses. Ele sabe que o irmão mais novo de Nasir, o imaturo Príncipe Meshal, será mais receptivo aos interesses comerciais norte-americanos. Assim, Whiting pressiona o idoso emir Hamad Al-Subaai a escolher seu filho mais novo como sucessor, planejando de forma eficaz a morte política de Nasir.

No outro extremo da escala social do país de Nasir estão os trabalhadores imigrantes, lutando nos campos energéticos, cujas vidas são direta e drasticamente afetadas pelas políticas da família real e pelos caprichos da indústria. Os trabalhadores paquistaneses da Connex Saleem Ahmed Kahn e seu filho Wasim acabam de ser demitidos de seus empregos nos campos petrolíferos quando os chineses assumem, e o futuro torna-se cada vez mais incerto à medida que eles buscam trabalho em vão, antes que seus vistos expirem. Saleem sonha em retornar ao Paquistão um dia; seu filho espera uma vida melhor, mas rapidamente se desilude e fica furioso com a maneira como ele e o pai são tratados por serem trabalhadores imigrantes no Golfo. Wasim e seu amigo Farooq encontram abrigo na escola islâmica local, um lugar onde são tratados com dignidade em um mundo que no restante lhes é sombrio e desconhecido. Na escola, Wasim e Farooq são protegidos por um aliado perigoso e carismático: o egípcio de olho azul com o míssil Stinger desaparecido.

Sheiks e trabalhadores de campo, inspetores do governo e espiões internacionais, ricos e pobres, os famosos e os infames - cada um deles desempenha um pequeno papel no sistema complexo e vasto que dá poder à indústria, sem que nenhum perceba a extensão do impacto explosivo que suas vidas terão no mundo.

Elenco:
Bob Barnes (GEORGE CLOONEY)
Bryan Woodman (MATT DAMON)
Bennett Holiday (JEFFREY WRIGHT)
Jimmy Pope (CHRIS COOPER)
Stan Goff (WILLIAM HURT)
Wasim (MAZHAR MUNIR)
Danny Daulton (TIM BLAKE NELSON)
Julie Woodman (AMANDA PEET)
Dean Whiting (CHRISTOPHER PLUMMER)
Príncipe Nasir (ALEXANDER SIDDIG)

Direção:
STEPHEN GAGHAN

Fonte:
Warner Bros.

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers