Publicidade

Napoleão

Napoleão

Título Original: Napoléon
Autor: Nelly Kaplan
Páginas: 88
Formato: 13,5 x 19
Tradução: José Laurenio de Melo
Série: Artemídia
ISBN: 85-325-0861-8

O grande filme de Abel Grance, Napoleão, tão heróico na ambição como seu protagonista, estreou no Ópera de Paris em abril de 1927. Era o epítome do cinema mudo, notável feito de imaginação, inventividade e vigor. Resultado de anos de planejamento e meses de produção, o filme assombrou a platéia com a ousadia de sua comcepção.Principalmente no momento em que a tela se expandia para revelar o invento visionário de Grance, a Polyvision, um sistema que antecipava em trinta anos a monumentalização da tela de cinema.

Mas o triunfo de Grance teve uma vida muito curta. A versão americana, montada arbitrariamente pela Metro-Goldwyn-Mayer, foi um desastre. A extensão do filme e seus efeitos espetaculares trouxeram problemas para os exibidores. Por sua vez, o próprio Grance não parou nunca de refazer seu filme na sala de montagem, tendo chegado a construir, como no diz Nelly Kaplan neste livro, vinte versões ou mais do seu Napoleão.

Diretora, roteirista, escritora, Nelly Kaplan foi íntima colaboradora de Abel Grance de 1954 a 1964, atuando na elaboração de textos teóricos e como diretora da segunda unidade dos últimos filmes do mestre. Deste modo passou a ter acesso a documentos raros, em grande parte inétidos até hoje, alguns dos quais aparecem pela primeira vez neste livro.

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers