Publicidade

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

(Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain, França, Alemanha, 2001)

É difícil procurar algo quando não se sabe o que é...

Amélie vive em Paris, no seu mundinho particular. Traumatizada pela inesperada morte da mãe e pela conseqüente indiferença de seu pai, tornou-se fascinada por pequenas coisas, como fazer um bolo, enfiar a mão num barril cheio de arroz, imaginar quantos orgasmos estão acontecendo na cidade num determinado momento.

Ela mora num apartamento alugado no bairro de Montmartre, cuida do gato de sua vizinha aeromoça, PHILOMÈNE e espiona, com uma certa culpa, seu frágil vizinho Dufayel. Trabalha num Café chamado "Les Deux Moulins", onde sua chefe, SUZANNE, sonha com seu passado num circo, e sua colega de trabalho, GINA, rejeita o assédio de seu ex-namorado JOSEPH. A vida de Amélie é razoavelmente boa, mas limitada.

Certo dia, ela descobre uma velha caixa cheia de lembranças de infância em seu apartamento. Empolgada, assume a missão de encontrar seu dono. Essa busca a leva a entrar em contato com a zeladora de seu prédio, que anseia por receber uma carta de seu errante (e, infelizmente, falecido) marido, assim como com o cruel dono de mercearia COLLIGNON, que trata muito mal seu empregado LUCIEN. Por fim, seu caminho se cruza com DUFAYEL, que indica a ela o caminho certo para encontrar o que procura e, durante esse processo, revela-se um filósofo e um pintor excêntrico - ele vem pintando cópias minuciosas de um Renoir por ano, há vinte anos.

Amélie devolve a caixa, anonimamente, para seu dono de meia-idade, BRETODEAU, e assiste à distância a vida desse homem ser transformada pela mágica descoberta. Fica tão comovida com sua alegria que começa a procurar outras vidas para consertar.

Elenco:
Amélie Poulain (AUDREY TAUTOU)
Nino Quincampoix (MATHIEU KASSOVITZ)
Raphaël Poulain (o pai) (RUFUS)
Amandine Fouet (a mãe) (LORELLA CRAVOTTA)
Lucien (JAMEL DEBBOUZE)
Raymond Dufayel (SERGE MERLIN)
Suzane (CLAIRE MAURIER)
Georgette (ISABELLE NANTY)
Madeleine Wallace (YOLANDE MOREAU)
Hipolito (ARTHUS DE PENGUERN)
Collignon (URBAIN CANCELLIER)
Joseph (DOMINIQUE PINON)
Bretodeau (MAURICE BENICHOU)
Eva (CLAUDE PERRON)

Direção:
JEAN-PIERRE JEUNET

Fonte:
Lumiere do Brasil

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers