Publicidade

Cálculo Mortal

(Murder By Numbers, EUA, 2002)

Na pequena cidade de San Benito, na Califórnia, o corpo de uma jovem é encontrado numa vala perto de um rio. Cassie Mayweather, a experiente detetive especialista em assassinatos e cenas de crime, designada para o caso juntamente com seu novo parceiro, Sam Kennedy.

Ambos analisam pistas que parecem indicar apenas mais um ato de violência, porém Cassie tem a sensação de que existe mais por trás desse assassinato do que os olhos podem ver. Algo neste caso a remete ao seu passado.

Cassie se empenha de corpo e alma na solução do mistério, concentrando-se na análise das provas, e traça um retrato meticuloso do assassino a partir das poucas pistas deixadas na cena do crime. Seu parceiro Sam é esperto e diligente, e sua paciência e bondade inerentes complementam a inteligência aguçada e a perspicácia de Cassie. Ele parece feliz em ter uma mentora brilhante como ela e pretende reverter o problemático histórico da moça com seus parceiros.

As pistas conduzem os dois detetives a um rapaz chamado Richard Haywood e um par de botas que ele afirma ter sido roubado de seu armário, que pode ter sido usado pelo assassino no local do crime. Richard se dispõe a colaborar e possui um álibi incontestável. Cassie desconfia que há mais coisas por trás da história de Richard, escondidas sob sua aparente tranqüilidade.

Após conhecerem Richard, Cassie e Sam passam a olhar as provas de duas formas distintas. Sam continua a pintar um retrato formado pelos elementos deixados pelo criminoso. Cassie, ao contrário do que lhe é característico, parece mergulhar em intuições, premonições e fantasmas do passado. Ela mistura todos esses elementos numa teoria perturbadora, segundo a qual Richard Haywood e seu amigo secreto, Justin Pendleton, se uniram para cometer o crime perfeito. Sua crença na teoria a afasta de Sam e acaba por ameaçar sua autoridade no trabalho.

Richard e Justin têm personalidades totalmente diversas. Justin é romântico, complexado, e vive no mundo de Rimbaud e Nietzche, solitário e isolado em seu brilhantismo. Richard, por sua vez, é um sedutor cínico, charmoso e manipulador, que usa sua aparência e inteligência para brincar com as emoções das pessoas, só por diversão. É um psicólogo nato, assim como a maioria dos sociopatas.

Trata-se de jovens que vivem distanciados de seus pais, ligados a eles apenas pelos bens materiais que lhes proporcionam. Não precisam trabalhar ou assumir responsabilidades, conseqüentemente, não possuem os valores da lealdade ou da responsabilidade.

Por mais diferentes que Justin, o tímido, e Richard, o sedutor, possam parecer, no fundo têm muito em comum. Eles estabelecem uma amizade secreta e ao longo de meses partilham segredos e fantasias. Este é sem dúvida o relacionamento mais profundo que qualquer um deles já teve com alguém, e eles então traçam um plano que irá garantir a total lealdade de um ao outro, através de uma experiência que poucos viveram: "Vamos cometer o crime perfeito!". Talvez tenha começado como brincadeira, mas se transformou num desafio. Ao menos essa é a teoria de Cassie, proveniente de seu passado e de seu talento como uma profissional brilhante.

Solucionar este "crime perfeito" obriga Cassie Mayweather a enfrentar e a se libertar do passado tormentoso que enterrou muito tempo atrás.

Elenco:
Cassie Mayweather (SANDRA BULLOCK)
Sam Kennedy (BEN CHAPLIN)
Richard Haywood (RYAN GOSLING)
Justin Pendleton (MICHAEL PITT)
Lisa Mills (AGNES BRUCKNER)
Ray (CHRIS PENN)
Capitão Roy Cody (R. D. CALL)

Direção:
BARBET SCHROEDER

Fonte:
Warner Bros.

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers