Publicidade

Divulgação Dicionário de Cama (The Sleeping Dictionary, EUA, 2003):. Cinema

Dicionário de Cama

(The Sleeping Dictionary, EUA, 2003)

No início do século 19, Sarawak era um típico principado da Malásia, controlado pelo sultão do Brunei. Afora eventual pirataria na costa e a prática que algumas tribos selvagens adotavam, no interior, de tirar as cabeças de seus inimigos como troféus, Sarawak era um local pacífico. Tudo isso mudou quando o Sultão nomeou um governador altamente impopular. O povo se revoltou em 1836 e seguiu-se uma terrível guerrilha que perdurou até 1839, quando James Brooke, um jovem inglês abastado, chegou ao local com seu iate muito bem armado. Ele ajudou a dominar os rebeldes, que não foram páreo para suas armas, e o conflito chegou ao fim.

James Brooke foi nomeado rajá de Sarawak em 1841, e ele e seus descendentes se mostraram excelentes administradores e legisladores (os Rajás Brancos). Sarawak se manteve pacífica até a Segunda Guerra Mundial e a invasão dos japoneses em 1941.

No período em que o filme se passa, Sarawak era governada pela administração Brooke, embora não fosse uma colônia britânica. Assim, os oficiais britânicos que trabalhavam em Sarawak eram contratados pelo regime dos Brooke, e não funcionários do governo britânico.

Em 1946, o rajá Vyner Brooke cedeu o controle de Sarawak aos ingleses e ela se tornou uma colônia da Coroa Britânica.

No ano de 1963, Sarawak e a vizinha Sabah tornaram-se independentes, juntando-se à Malásia a fim de formar uma nova nação, a Federação da Malásia.

O povo iban constitui cerca de 30 por cento da população de Sarawak. Eles são conhecidos por sua energia, personalidade extrovertida e senso de humor. Houve uma época em que eram temidos como os mais cruéis degoladores de seus inimigos, mas hoje são conhecidos por seus belos tecidos ikat e podem ser encontrados em diversas áreas.

Na época em que se situa o filme, o povo iban vivia em casas comunais - grandes casas comunitárias construídas sobre palafitas, nas quais a tribo inteira vivia em harmonia, segundo suas próprias regras. Eles ainda existem, usando elementos mais modernos, e são famosos por sua hospitalidade e generosidade.

Elenco:
Selima (JESSICA ALBA)
John Truscott (HUGH DANCY)
Henry (BOB HOSKINS)
Aggie (BRENDA BLETHYN)
Cecil (EMILY MORTIMER)

Direção:
GUY JENKIN

Fonte:
Playarte Pictures

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers