Publicidade

Divulgação Dogtown and Z-Boys - Onde Tudo Começou (Dogtown and Z-Boys, EUA, 2001):. Cinema

Dogtown and Z-Boys - Onde Tudo Começou

(Dogtown and Z-Boys, EUA, 2001)

O estilo "voador vertical" ou "flying vert" de andar de skate é hoje um elemento tão definido dentro da cultura jovem internacional, que dificilmente se pode acreditar que não tenha sido inventado por um fabricante de skates. Mas foi na verdade inventado nas ruas de um lugar chamado "Dogtown", onde as ruínas encontravam o mar...

Dogtown era o nome de uma região entre os bairros de Santa Mônica e Venice, quase em ruínas, no início dos anos 70. Um bairro urbano decaído, com legado de surfistas fora-da-lei. Ali surgiram competidores locais agressivos, que adotavam o estilo de "sabedoria de rua". Ali era o centro dos carros incrementados, do muros grafitados, das gangues de rua e da moda do surf.

Foi lá que a Equipe Zephyr de Skate foi criada, constituída por Jeff Ho, Skip Engblom e Craig Stecyk (proprietários da loja Jeff Ho & Zephyr Production Surf Shop). A equipe era composta por um grupo étnico diversificado de adolescentes que moravam nos arredores e que utilizavam a loja como um tipo de clube, ou um refúgio de seus lares. Treinados por Engblom e Ho e fotografados por Stecyk, os "Z-boys" levavam seus skates remendados aos pátios asfaltados de playgrounds de colégios e piscinas vazias, onde aprenderam a explorar esses territórios tridimensionais de novas maneiras, instintivamente gravitando, num estilo inspirado no surf um tanto improvisado.

Os "Z-Boys" pegaram de surpresa o mundo desprevenido do skate no "Bahne-Cadillac Skateboard Championship" (campeonato também conhecido como o "Del Mar Nationals") em 1975, quando fizeram sua primeira grande aparição pública como a Equipe Zephyr de Competição. A velha-guarda de skatistas dos anos 60 que estava presente no evento, ainda fazia manobras como "handstands" e "wheelies", quando aqueles garotos selvagens, com seu estilo totalmente radical pareciam ter explodido não se sabia de onde, diante dos olhos de todos.

Dentro de um ano, o estilo agressivo de Dogtown e o comportamento pungente que o acompanhava passou a dominar o esporte, enquanto seus jovens mestres, Jay Adams, Tony Alva e Stacy Peralta, se tornaram superstars internacionais.

Ironicamente, a estréia dos "Z-Boys" foi tanto o começo de uma escalada para a fama quanto a dissolução da sua existência do grupo como equipe. Os "Z-Boys" logo se separaram e seus membros seguiram carreira como skatistas independentes.

Felizmente, muitos dos eventos que precederam à estréia profissional dos "Z-Boys" em 1975, foram capturados em fotografias e filmes pelos jornalistas Craig Stecyk e Glen E. Friedman. Em "Dogtown and Z-Boys", Stacy Peralta, um dos membros originais de Dogtown, juntamente com Stecyk, resgatou essas imagens preciosas dos skatistas e seus points do passado, acrescentando novas entrevistas e criando um verdadeiro testemunho a respeito do nascimento das técnicas modernas de skate.

"Dogtown and Z-Boys" é a estória de um grupo de revolucionários acidentais, de talentosos garotos, que inadvertidamente inspiraram um fenômeno da cultura pop americana.

Elenco:
Narração: Sean Penn

Apresentando os "Z-Boys" originais da cidade de Dogtown, membros da Equipe Zephyr de Skate:
Jay Adams
Tony Alva
Bob Biniak
Paul Constantineau
Shogo Kubo
Jim Muir
Peggy Oki
Stacy Peralta
Nathan Pratt
Wentzle Rumi
Allen Sarlo
e
Jeff Ament
Skip Engblom
Glen E. Friedman
Tony Hawk
Jeff Ho
Henry Rollins
Craig Stecyk

Direção:
STACY PERALTA

Fonte:
Imagem Filmes

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers