Publicidade

Divulgação O Coronel e o Lobisomem (O Coronel e o Lobisomem, Brasil, 2005):. Cinema

O Coronel e o Lobisomem

(O Coronel e o Lobisomem, Brasil, 2005)

Baseado no livro homônimo de José Cândido de Carvalho, O Coronel e o Lobisomem é a história de Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente e fazendeiro por direito de herança, que luta contra Pernambuco Nogueira, seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina.

O duelo desenrola-se num tribunal, onde Ponciano tenta convencer o júri de que a hipoteca da Fazenda Sobradinho, que está nas mãos de Nogueira, não tem valor pois ele é um lobisomem vingancista de grande jurisprudência. E, para provar as suas ponderações, o Coronel Ponciano desfia o rosário de sua história.

Ele conta que os dois foram criados juntos pelo seu avô Simeão e que na juventude conheceram a prima Esmeraldina.

A mando do avô, Ponciano e Nogueira passaram anos na cidade para ganhar instrução. Mas Ponciano pouco aparecia na escola militar, ficando mais conhecido nas serenatas e farreagens da cidade, onde fez grandes progressos em assunto de rabo de saia.

Alguns anos depois, a notícia nefasta da morte de seu avô tirou Ponciano deste viver descuidoso. Ele e Nogueira retornaram para o Sobradinho onde a prima Esmeraldina o esperava, crescida no tamanho e nas suas variadas belezas.

Ponciano herdou as terras de Simeão mas descobriu que elas estavam quase falidas. E a prima Esmeraldina, desiludida com as folias do Coronel na cidade, foi embora depois de brigar com Ponciano.

Para fugir de suas tristezas, ele se entregou ao trabalho e a recuperação das finanças do Sobradinho. Com pouca aptidão para administrar a fazenda, contou com a ajuda de um antigo empregado da fazenda, seu Juquinha, e de Nogueira.

Mas a notícia de um lobisomem começou a assombrar as terras do Sobradinho. Dando ouvidos a seu Juca, o Coronel Ponciano manda Nogueira embora para a cidade, acreditando que ele era o lobisomem.

Mas mesmo depois da saída de Nogueira a fera continuou rondando a fazenda e numa caçada junto com seu vizinho, o Major Badejo dos Santos, o Coronel descobre que o monstro era na verdade uma grande onça pintada.

Sem saber que tudo aquilo se tratava de uma artimanha, o Coronel do Sobradinho ficou triste. Ele perdera sua amada prima Esmeraldina e havia colocado para fora seu irmão de criação.

Anos depois, aconselhado pelo gerente do banco e seu amigo, Nono Padilha, Ponciano decidiu armar uma rinha de galo com o Dr. Serapião Arruda para conhecer sua filha, Dona Bebé, donzela aparelhada de todos os comprovantes e que ficou anos em estudo na Europa. A pedido do Coronel, Seu Juca providenciou o pior galo das terras do Sobradinho para perder para o famoso galo do doutor. Mas chegado o dia da rinha, ele havia se afeiçoado tanto ao seu galinho que já pensava em adiar a peleja. Mas um golpe do destino trouxe a notícia da volta da prima Esmeraldina e Ponciano liberou seu galinho para vencer o galo do doutor numa reviravolta nunca vista em nação de rinha.

Mas, para decepção do Coronel, Esmeraldina retornou casada e acompanhada do marido, Pernambuco Nogueira. Sem ter como evitar a humilhação, Ponciano se viu obrigado a receber na fazenda a prima e o irmão de criação, agora seu novo parente por afinidade. Mas logo depois da chegada, Esmeraldina contou para ele que estava infeliz , que sentia saudades dos tempos dos seus verdes anos de menina, junto ao Coronel. Percebendo que ainda tinha chances, Ponciano continuou a cortejá-la. Tornou-se sócio de Nogueira em uma firma de café para agradar a prima Esmeraldina e contraiu sucessivos empréstimos por sua causa. Foram tantas as dívidas que Ponciano hipotecou as terras do Sobradinho.

A cotação do café despencou e a firma quebrou. Na noite deste dia, os dois tiveram uma grande briga e, segundo Ponciano, Nogueira se transformou em Lobisomem na sua frente.

Aproveitando-se da falência de Ponciano, Nogueira resgatou a hipoteca da fazenda e por isso eles agora estão se enfrentando no tribunal.

Ao término de sua história fica patente que o coronel é um personagem fantasioso, que provavelmente inventou uma verdade ou outra durante o seu relato. Por isso vai ser muito difícil convencer a todos que Pernambuco Nogueira é um Lobisomem juramentado, afirmação que parece ser o maior de seus exageros, travar contra ele o combate final que prometera no início do filme e conquistar definitivamente o amor de sua prima Esmeraldina.

Elenco:
Ponciano de Azeredo Furtado (DIOGO VILELA)
Pernambuco Nogueira (SELTON MELLO)
Prima Esmeraldina (ANA PAULA ARÓSIO)
Seu Juquinha (PEDRO PAULO RANGEL)
Seu Padilha (TONICO PEREIRA)
Dona Bébé (ANDRÉA BELTRÃO)
Doutor Serapião (FRANCISCO MILANI)
Major Badejo (MARCO RICCA)
Seabra (LUCIO MAURO FILHO)
Avô Simeão (OTHON BASTOS)

Direção:
MAURÍCIO FARIAS

Fonte:
Fox Filmes

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers