Publicidade

Divulgação O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern, Alemanha, 2003):. Cinema

O Milagre de Berna

(Das Wunder von Bern, Alemanha, 2003)

Verão de 1954. Na pequena cidade mineira Essen-Katernberg, Alemanha Ocidental, a família Lubanski sobrevive à ausência do pai Richard, detido há 11 anos nos campos de prisioneiros da União Soviética. A esposa Christa e seus dois filhos Bruno e Ingrid garantem a sobrevivência da família à frente de um bar local. O caçula Matthias, de 11 anos, no entanto, com seu jeito silencioso e discreto, vive para o futebol.

Mascote de um dos jogadores do time local, Helmut Rahn, ele tem como incumbência vigiar os horários de treino, garantir que o uniforme esteja adequado, preparar o atleta para os jogos. Há muito tempo o pequeno Matthias elegeu o jogador como sua figura paterna. E recebeu dele a garantia de que sua presença era necessária para que o time ganhasse os jogos do campeonato. Matthias era considerado um talismã, sem o qual o jogador e seu time não poderiam ganhar. Além de Rahn, seus amigos são dois coelhinhos de estimação e as crianças da vizinhança, que jogam futebol com uma bola improvisada sempre que podem.

A volta de Richard interrompe o ritmo feliz da família. No desembarque, em meio a tantos outros como ele, confunde a filha Ingrid com a esposa, agora já mais velha e amadurecida... E traz uma sombra sobre a casa: amargurado pelos anos no campo de prisioneiros, ele tem problemas para se adaptar à vida familiar, ao trabalho na mina e assusta a todos com sua severidade.

Na juventude um bom jogador de futebol, Richard agora considera o esporte sem sentido, e acha o mesmo da Copa do Mundo que está para começar em Berna, na Suíça. E tenta despertar a mesma indiferença em Matthias. Quando Rahn parte para a concentração, escalado para a seleção, a solidão do garoto aumenta. E a partida de seu irmão Bruno, depois de vários desentendimentos com o pai, também.

Na Suíça, a agitação da Copa é cenário para a trajetória do repórter esportivo Paul, convidado na última hora pelo editor do seu jornal para cobrir o grande evento. Para não perder a chance, ele acaba tendo que levar sua encantadora e dondoca esposa Annette, que não entende nada de futebol. Organizar o tempo entre o trabalho e a lua-de-mel improvisada não será nada fácil.

Começam os jogos, e enquanto o time da Alemanha, mesmo mesmo desacreditado, progride, a relação entre Matthias e o pai segue o mesmo ritmo. Richard não consegue receber a pensão do governo porque além de prisioneiro de guerra era também prisioneiro por roubo... de açúcar para não morrer de fome. Desesperado por não conseguir se ajustar à nova realidade da sua vida, ele vai conversar com o padre da paróquia, que lhe aconselha a se abrir e contar suas experiências para a família, como uma maneira de aproximá-los do viveu e do que eles viveram nos 11 anos de ausência.

E chega a final, a Alemanha vai disputar a Copa do Mundo com a Hungria. Na véspera, Richard acorda o pequeno Matthias para uma surpresa: com o carro emprestado do pároco, pai e filho rumam a Berna para assistir a final, já que Matthias é o talismã de Rahn. O carro não ajuda, a chuva também atrapalha... Há poucos minutos da final, com o empate de 2 a 2 entre as equipes, o garoto precisa chegar ao campo e ver Rahn em ação. E nem mesmo a chuva ou os portões do estádio vão impedi-lo de ajudar a vitória de Helmut Rahn e do time da Alemanha, O Milagre de Berna.

Elenco:
Matthias Lubanski (LOUIS KLAMROTH)
Richard Lubanski (PETER LOHMEYER)
Christa Lubanski (JOHANNA GASTDORF)
Bruno Lubanski (MIRKO LANG)
Ingrid Lubanski (BIRTHE WOLTER)
Annette Ackermann (KATHARINA WACKERNAGEL)
Paul Ackermann (LUKAS GREGOROWICZ)
Sepp Herberger (PÉTER FRANKE)
Helmut Rahn (SASCHA GÖPEL)
Horst Eckel (HOLGER DEXNE)
Ottmar Walter (SIMON VERHOEVEN)
Toni Turek (JO STOCK)
Hans Schäfer (MARTIN BRETSCHNEIDER)

Direção:
SÖNKE WORTMANN

Fonte:
Europa Filmes

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers