Publicidade

Divulgação Capote (Capote, EUA, 2005):. Cinema

Capote

(Capote, EUA, 2005)

Em novembro, 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman), o autor de Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's) e figura favorita do que logo seria conhecido como Jet Set, lê um artigo nas páginas do New York Times. A nota fala sobre o assassinato de quatro membros de uma conhecida família fazendeira - os Clutters - em Holcomb, no Kansas.

Histórias similares aparecem nos jornais quase diariamente, mas alguma coisa chamou a atenção de Capote. Isso representa uma oportunidade, ele acredita, de testar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, a não-ficção pode ser tão emocionante quanto à ficção. Que impacto teve esta chacina naquela minúscula cidade? Com este argumento - para este propósito, não importava se os assassinos nunca fossem pegos - ele convence a revista The New Yorker a lhe dar uma matéria e parte para o Kansas. Acompanhado por sua amiga da infância do Alabama: Harper Lee, que em poucos meses ganharia o Prêmio Pulitzer e alcançaria a fama como autora de O Sol é Para Todos (To Kill a Mockingbird).

Com sua voz infantil, maneirismos femininos e roupas não convencionais, inicialmente levantando hostilidade numa parte do país que ainda pensa como parte do Velho Oeste, Capote rapidamente ganha a confiança dos locais, mais notadamente de Alvin Dewey, o agente de investigação do Kansas que está liderando a caça aos assassinos. Pegos em Las Vegas, os assassinos - Perry Smith e Dick Hickock - são devolvidos ao Kansas, onde são julgados e senteciados à morte. Capote os visita na prisão. À medida que os conhece se dá conta de que o que ele teria imaginado ser um artigo de revista se transformou num livro, um livro que poderia ser um dos maiores da literatura moderna.

O assunto está agora mais profundo do que qualquer escritor americano poderia jamais ter tentado. É nada menos que a colisão de duas Américas: o país seguro e protegido conhecido pelos Clutters e o país sem raízes e amoral habitado pelos assassinos. Por trás da faixada sempre frívola de Capote, está um escritor de ambição altaneira. Mas mesmo imaginando que ele possa escrever o livro - o grande livro - ele acredita ter tido uma ajuda do destino. "Algumas vezes, quando penso o quão bom ele pode ser," ele escreve a um amigo, "Eu mal consigo respirar".

Elenco:
Truman Capote (PHILIP SEYMOUR HOFFMAN)
Nelle Harper Lee (CATHERINE KEENER)
Alvin Dewey (CHRIS COOPER)
Perry Smith (CLIFTON COLLINS JR.)
Jack Dunphy (BRUCE GREENWOOD)
William Shawn (BOB BALABAN)
Marie Dewey (AMY RYAN)
Dick Hickock (MARK PELLEGRINO)

Direção:
BENNETT MILLER

Fonte:
Columbia Pictures

Informação

Notícias
Trilhas Sonoras

Entretenimento

Letras de Músicas

Diversão

Wallpaper
Papercraft

Descontinuado

Cinema
Livros
Trailers